h1

XLIII

Abril 2, 2007


-Feromonas – disse o sr. Macjeito.

– Perdão? – perguntou o outro, que era fininho, corcovado e tinha cara de peixe.

– Feromonas, atracção animal, rebarba, cio – o sr. Macjeito agarrou o braço direito com a mão esquerda e rematou – tesão.

– E acha que isso explica tudo?

“Há tantas espécies de peixe”, pensou o sr. Macjeito, “carapau, sardinha, tamboril” e declarou em voz alta – Você não imagina o que as feromonas têm feito pela história da humanidade.

– Mas o gajo era um bronco! Ela, vá lá, pode até dizer-se que é uma senhora, parece inteligente, cheira-me a que seja culta.

– Uma coisa sabemos: a tipa tinha dinheiro, podia pagar.

– Está a dizer que, para eles, era tudo uma questão de truca-truca?

– Agradeço que não ponha palavras suas na minha boca. Mas acho que sim, para ela seria isso, truca-truca, vai e vem, o que queira. Para ele não sei, talvez fosse só por causa do pilim, o dito carcanhol.

-De modo que, diz você, ele andava atrás do guito?

– Uma nota de cem aqui, uma gravata de seda ali, o gajo era um cromo, investia na fachada, lustrava a frontaria.

– E ela?

– Ela gostava da loja, o marmanjo vendia artigo especializado.

– Ferormonas…

– Isso – o sr. Macjeito deixou passar a gaffe do outro – apostava na cambalhota, tinha um lado secreto.

– Vai daí, evaporaram-se os dois. E agora o marido paga-me para a encontrar.

– E você – “Cara de besugo, o outro tinha cara de besugo, avermelhada e tudo” – quer que eu o ajude a si…

– Que trace o perfil psicológico dos dois, que me ajude a analizar os dados e a compreender as suas motivações.

– Pois. Para já podemos excluir o amor desta história. Além disso, é um bitaite meu, pode bem ser que encontremos um cadáver no meio desta trapalhada. Ou até dois.

Deixe uma Resposta

